A respiração bucal é uma disfunção que acomete muitas crianças, quando presente na fase de crescimento e desenvolvimento interfere no padrão de crescimento craniofacial causando deformações nos arcos dentários e na face.
Esta disfunção tem diversas causas: adenoides e amígdalas hipertrofiadas(crescimento anormal desse dois órgãos), desvio de septo nasal, alergias, sinusites, rinites e etc. Alguns maus hábitos como chupeta, sucção digital e mamadeira favorecem a tendência de respirar pela boca. O tratamento do respirador bucal é multidisciplinar – otorrinolaringologistas, pediatras, fonoaudiólogos e ortodontistas
Como a Ortodontia pode auxiliar no tratamento contra a respiração bucal
A responsabilidade da Ortodontia é cuidar e gerenciar o crescimento da face e dos arcos dentários, utilizando recursos (aparelhos ortopédicos) que promovem um aumento transversal na maxila através da abertura da sutura palatina mediana, realizando o aumento da largura do arco dentário superior e uma maior permeabilidade nasal, possibilitando a melhora efetiva na respiração nasal das crianças.
Os tratamentos precoces são de extrema importância, pois as alterações craniofaciais podem se instalar definitivamente e só poderão ser corrigidas cirurgicamente, uma vez que não contamos mais com o período de crescimento e desenvolvimento das crianças.
Qual é a faixa etária ideal para levar o seu filho ao profissional Ortodontista?
O momento ideal para a primeira consulta ortodôntica deve ser entre 5 e 6 anos de idade dando condições de interceptar e corrigir qualquer má oclusão e resolver problemas disfuncionais relacionados à respiração.
Nós da Bio Odontológica, temos a missão de contribuir com a saúde bucal do seu filho(a). Através dos cuidados da nossa Ortodontista Dra. Maria Helena Santiago, você será direcionado(a), com qualidade e excelência, para garantir o sorriso saudável para o seu pequeno.